quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Reconstrução sonora da história

Estamos no ano 2010, 65 anos após a Segunda Guerra Mundial. No entanto em Dresden, Alemanha, é possível sentir ainda os bombardeios que ocorreram em tal época. Markus Kison é o artista alemão por detrás desta magia. Este realizou um projecto chamado Touched Echo, que deu a possibilidade, a qualquer cidadão, de ouvir o que um cidadão ouvia no dia 13 de Fevereiro de 1945 (dia de um terrível ataque aéreo), sem qualquer tipo de headphones, colunas ou tecnologia auditiva, bastando apenas à pessoa em questão colocar os cotovelos sob uma estrutura de metal e tapar os seus ouvidos com as mãos. Isto acontece por causa da boa condutividade existente nos nossos ossos, sendo que o som atravessará o metal, passando pelos ossos dos nossos braços , chegando então aos nossos ouvidos. Este sistema foi colocado num terraço de Brühl, e o som é inaudível para quem se passeia ao longo do rio, bastando retirar os cotovelos do metal para voltar para a o ano em questão.

O facto engraçado é que basta adquirir um
a pose igual à que um cidadão adoptaria para se proteger de 3.900 toneladas de bombas, para contemplar o que era sentido durante a morte de quase 40.000 civis e a destruição de 34 quilómetros quadrados de uma cidade.




terça-feira, 24 de agosto de 2010

"The green green grass of holiday"

I Am Arrows, o novo projecto de Andy Burrows, antigo baterista dos Razorlight, acabaram de lançar um novo álbum. Foi dia 16 de Agosto que saiu Sun Comes Up Again, sugestão ideal para o Verão.


Daquilo que consegui ouvir, posso dizer que o ritmo animado se torna contagiante, provocando uma (mesmo que pequena) alteração de estado de espírito. A ajudar estão os refrões cativantes, que contribuem para a empatia.

Merece especial destaque a música "Green Grass" que, aliás, tem sido a que mais anda pelos ouvidos do povo. No YouTube está, inclusivamente, disponível um vídeo interactivo, sendo este a combinação do vídeo oficial desta faixa com diversas ligações que o ouvinte descobrirá à medida que o vê, ligações estas que o levarão a conteúdos exclusivos da banda.

Fica a tal música:


quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Leituras partilhadas

Para quem gosta de ler, ficam aqui duas sugestões de sites que, até a mim (que normalmente demoro eternidades a ler um livro), cativaram e incentivaram.




Goodreads

Este site tem como objectivo a criação de um perfil que apresenta todos os livros que já a pessoa já leu, aquele(s) que está a ler de momento, permitindo ainda que se faça uma lista dos que ainda se está para para ler.

"Goodreads" permite uma actualização do progresso que a pessoa está a ter na sua leitura, através de uma barra que se vai preenchendo à medida que a pessoa indica, de quando a quando, o número da página em que parou a leitura da última vez.

Para além disso, o site permite a atribuição de uma classificação e de uma crítica às leituras já feitas. Essa classificação pode ser comparada com a dos amigos, cuja "vida literária" também pode ir sendo acompanhada, ou seja, é possível que encontre alguém com um gosto semelhante e com boas recomendações de leituras.

Bookcrossing

Um fenómeno que me era totalmente desconhecido, e, no entanto, fiquei a saber que Portugal já tem 6389 membros! O bookcrossing é, basicamente, uma biblioteca itinerante mundial.

Uma pessoa começa por pôr uma etiqueta do bookcrossing num livro, assinalando-o como "livro grátis". Nessa etiqueta escreve um número gerado pelo site, que identifica cada um dos livros que a pessoa regista nele. Depois, liberta-o algures (pode ser num café, num banco de jardim, numa daquelas caixas onde se encontram os jornais diários grátis, etc. - basicamente, qualquer sítio onde uma pessoa lhe possa prestar atenção). Quando uma outra pessoa encontra o livro, vê a etiqueta do bookcrossing e, com ela, o site. Assim, passa a conhecer o fenómeno e, possivelmente, torna-se mais um membro activo desta interessante comunidade.

Pode acontecer também o contrário, como foi o meu caso. Encontrei o site num fórum, fiquei curiosa e fui ver o que era. Achei a ideia engraçada e quis saber qual era o estado da coisa em Portugal. Carreguei em "Go Hunting", segui para Portugal, depois Lisboa, e acabei por descobrir que tinham sido deixados três livros num café do Colombo há precisamente dois dias. Lá fui ao tal café, o Magnolia Simple. Lá existe uma prateleira com livros, por cima das revistas. Pois foi precisamente aí que encontrei três livros em bookcrossing. Um deles tinha até sido libertado por um espanhol! Agora tenho comigo "As Pupilas do Senhor Reitor", de Júlio Dinis. Depois, vou libertá-lo de novo, para que outra pessoa o encontre, e, provavelmente, liberto mais uns livros para esta rede.

Que tal?


Para mais informações sobre os sites, carreguem nos títulos de cada um e irão dar ao site oficial!