quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Reconstrução sonora da história

Estamos no ano 2010, 65 anos após a Segunda Guerra Mundial. No entanto em Dresden, Alemanha, é possível sentir ainda os bombardeios que ocorreram em tal época. Markus Kison é o artista alemão por detrás desta magia. Este realizou um projecto chamado Touched Echo, que deu a possibilidade, a qualquer cidadão, de ouvir o que um cidadão ouvia no dia 13 de Fevereiro de 1945 (dia de um terrível ataque aéreo), sem qualquer tipo de headphones, colunas ou tecnologia auditiva, bastando apenas à pessoa em questão colocar os cotovelos sob uma estrutura de metal e tapar os seus ouvidos com as mãos. Isto acontece por causa da boa condutividade existente nos nossos ossos, sendo que o som atravessará o metal, passando pelos ossos dos nossos braços , chegando então aos nossos ouvidos. Este sistema foi colocado num terraço de Brühl, e o som é inaudível para quem se passeia ao longo do rio, bastando retirar os cotovelos do metal para voltar para a o ano em questão.

O facto engraçado é que basta adquirir um
a pose igual à que um cidadão adoptaria para se proteger de 3.900 toneladas de bombas, para contemplar o que era sentido durante a morte de quase 40.000 civis e a destruição de 34 quilómetros quadrados de uma cidade.




4 comentários:

David disse...

Quero bue ir lá e experimentar, é algo unico, mesmo sendo algo que tenha sido em tempos a morte de muita gente, não deixa de ser uma experiencia unica =D

daniela disse...

Mesmo curioso isto! E é verdade, ainda se torna mais realista tendo em conta a posição em que temos que nos pôr. Apesar de não ser uma "imagem" propriamente agradável, deve valer a pena nem que seja para testar a qualidade do nosso esqueleto... xp

bd disse...

WHAA?? K cena mais marada...e interessante, uau! Adorava experimentar...alias, acho que a nossa ex-turma de historia devia realizar esta uber visita de estudo! :)

Rolfe Bautista disse...

this is very interesting :)