domingo, 2 de maio de 2010

"Mantém-te Original" ?

A Sumol está ai com uma nova campanha publicitária cujo slogan é o de “Mantém-te Original”.

A campanha tem a sua piada, os textos são engraçados, as imagens que os acompanham também.

No entanto não acho que se encontre nem perto do excelente. Primeiro porque toda a originalidade a que apela a campanha não se trata de originalidade na sua verdadeira acepção. O facto de não usarmos gravata, de não irmos por o lixo à rua, de não termos carro faz parte do nosso “grupo social”, o de sermos jovens. E o que é rumar contra a corrente afinal? sair a noite, chegar tarde, vestir-se como bem se quer, partilhar a intimidade, ser revolucionário – ora..onde está a originalidade disto digam-me lá – é nisto que consiste o rumar contra a corrente? Eu diria que isto é apenas ser-se jovem, tipicamente jovem… pode ser divertido, não digo que não (isso fica ao critério de cada um), pode ser refrescante, mas original… enfim…

Bem, mas o que me chamou atenção na campanha nem foi isso. Comecei a ler os cartazes e, como já referi, até achei uma certa piada. Deixo aqui alguns deles:

        




       

Como podem reparar existe uma sequência de ideias. A ideia, como já devem ter percebido, é: a Sumol dá a frase grande – a “de um dia” bla bla bla – e o que está transmitido nessa frase é aquilo que futuramente não queremos fazer ou em que não nos queremos tornar. Ok, tudo bem, as frases até que são meio originais.
Eis então que chega um cartaz que diz: “Um dia vais perceber que a tua intimidade não é para todos”. 


Ora, seguindo a sequência de ideias de todos os cartazes publicados por ai pela Sumol, a ideia que retiro deste cartaz é que, no futuro, não vou querer partilhar a minha intimidade com qualquer um…isto põe-me a pensar – “mas que raio? Então eu devo partilhar a minha intimidade, enquanto jovem, com todos é?” bem, eu acho que não, até porque dá a ideia de que somos uns vadios que saltamos por ai de cama em cama – bem, eu não aprecio que rotulem a juventude assim. Só por isto já fiquei aborrecida com a campanha da empresa dos sumos.

Bem, termino por aqui – já desabafei a minha consternação face a esta campanha.

E, se fizerem o favor, vamos manter-nos originais criativamente. Farras não são sinónimo de originalidade – acho que conseguimos aproveitar melhor a nossa bela juventude : )

13 comentários:

daniela disse...

eu gosto das farras, mas quanto a isso da intimidade, acho que algumas coisas têm mais piada se guardarmos alguma intimidade para "alguéns" que não o mundo inteiro (:

Anónimo disse...

até achei piada, mas não sei o que é que tem a ver com o sumo em si o.o

daniela disse...

se calhar um dia também vais achar que tens de deixar de beber refrigerantes. who knows

Catarina Lopes disse...

eu acho piada é que eles estão com aquela coisa do "um dia n sei quê", supostamente numa de darem ideia de que se nos mantivermos originais esse dia não há-de chegar e depois colocam : "quando esse dia chegar não lhe fales" - então mas o dia afinal vai chegar? hum...

Anónimo disse...

exacto! a equipa criativa da sumol anda a meter prá veia huhu

daniela disse...

ora: o dia chega (ou seja, possivelmente, podes vir a pensar nisso) e tu dizes-lhe adeus... é isso o suposto

Catarina Lopes disse...

eu percebi a ideia, de qualquer das maneiras não acho é que esteja bem explícita

Country Girl disse...

o que eles não escrevem é: "um dia vais ficar obeso e diabético de beber tanto refrigerante. quando esse dia chegar, não ligues e continua a beber."

eu até gosto de sumol. mas o que é feito do marketing directo? "Sede. Sumo. Bebe"? isto nao parece marketing de sumos, parece marketing dum creme para as rugas.

Catarina Lopes disse...

Sede. Sumo. Bebe? ora...demasiado básico, está na moda é criar umas frases bonitas e espetar lá a marca, mesmo que não tenha muito a ver

Luísa disse...

marca de um creme para rugas... concordo plenamente. O lema implicito é "nao envelheças" e nao "bebe SUMOL 100 vezes ao dia"

Catarina disse...

Imitação chapada da publicidade da Nicola--- "Um dia ...". Mas a da Nicola é mais inspiradora: HOJE É O DIA!

Lourenço disse...

catalina, paltilhal a intimidade com os outlos nao significa plomiscuidade; significa sim não escondê-la. e je sais je sais que tu nao a escondes pas, je sais que tu gostas de ofelecel polnoglafia aos passelbys no jaldim.
indossinclasias em que a tua mente pseudo-revolucionália e conspulcada te faz cail, tut tut. chill out.

Catarina Lopes disse...

clalo que sim lou lou