quarta-feira, 12 de maio de 2010

O Papa veio a Portugal, qual é o problema?












 Isto trata-se apenas de uma pequena reflexão. Em termos religiosos eu considero-me uma espécie de agnóstica, mas não tenho nada contra a Igreja: se calhar há algumas coisas que não concordo – mas isso não interessa – no entanto a doutrina parece-me muito boa e, quem a adoptar para a sua vida com certeza será uma boa pessoa.

 Mas o que acontece é o seguinte: o Papa veio a Portugal, todos sabem disso. E a maior parte das pessoas, mesmo os não praticantes, estão radiante com essa vinda. Aliás, não vejo porque não haveremos de estar contentes por um chefe de estado e, ao mesmo tempo, líder religioso, ter decidido visitar o nosso país. E se não gostamos muito, pelo menos por respeito a esta figura política e religiosa ou a todas as pessoas que se alegram com vinda do Papa, podemos tentar não dizer mal, não contestar – acho que não custa muito.

 E é por isso que, mesmo não tendo uma relação íntima com a Fé fico desiludida quando oiço as pessoas na estação do autocarro dizer “[o Papa] só veio para cá causar confusão”, “mais valia era não ter vindo”, “e o dinheiro?”, “e a tolerância de ponte? O país agora pára por causa do Papa?”, “e a pedofilia?”. É verdade que são uns dias um tanto caóticos porque os transportes não estão a funcionar a 100%, porque há tolerância de ponte e alguns estabelecimentos encerram. Mas eu questiono-me, será que as pessoas não podem deixar de pensar um pouco menos nelas mesmas por um dia, por dois dias, três dias no máximo e pensar na alegria das pessoas que, podendo não ir trabalhar, têm a hipótese de ir ver o Papa, um símbolo de Fé para muitos? E os transportes atrasam, espera-se um pouco – não custa muito alterar os planos: com boa vontade tudo se consegue (o problema é que aparentemente essa boa vontade nem sempre existe). Quanto à questão económica…enfim, é verdade que o Estado ficou encarregue das despesas da segurança, mas a esmagadora receita é paga pela Igreja e por isso, pelos fiéis. Acho que criticar a questão económica da visita papal é apenas um sinal de má vontade – quando vem cá algum chefe de Estado ninguém parece importar-se com isso mas como já é o Papa…pronto, lá se lembram que é sempre gasto dinheiro nestas situações. Contudo sublinho, a esmagadora receita da visita papal é paga pela Igreja – e para a Igreja só dá dinheiro quem quer. E a pedofilia…tremendamente mau gosto dizer que o Papa é pedófilo – porque não é; a problemática associada à questão dos padres pedófilos não é simples porém não podemos atirar as culpas para cima do Papa – quem estiver interessado investigue o caso com seriedade e não se limite a mandar “boquinhas”.

 Bem, mas houve outra coisa que me importunou muito também: foi aquela campanha de distribuição de contraceptivos nas ruas junto do terreiro do paço antes e durante (?) a missa papal. Pessoalmente, não tenho nada contra o uso do preservativo, tenho sim contra o sexo “livre com qualquer um” – mas isso já é outra história. No entanto como toda a gente sabe, a Igreja e o Papa (obviamente), são contra o uso de preservativo ou qualquer outro contraceptivo. Todavia é por isso que as pessoas podem escolher concordar ou não, aderir à doutrina ou não. A Igreja não tem de mudar de opinião, se acham conservadora não adiram e, até podem contestar e dizer mal – tudo bem, mas com respeito. E também podem distribuir preservativos pelas ruas – apesar de, se querem fazer algo pelo jovem enquanto pessoa, não lhe dêem preservativos, expliquem-lhe antes o significado do sexo ligado às relações de afecto, bem mais importante hoje em dia, julgo – mas voltando à temática dos preservativos, como dizia, distribuam preservativos se é isso que querem contudo, distribui-los durante a vinda do Papa, propositadamente, apenas como uma contestação estúpida face ao conservadorismo da Igreja? Eu isso considero tão-somente uma falta de respeito. É que acima de tudo pede-se consideração às pessoas umas pelas outras e, quem fez parte desta campanha com certeza não teve uma formação muito consistente no que toca ao respeito – sinceramente, parecem uns meninos mimados com desejo de protagonismo, enfim. Deixo aqui apenas a advertência que, para amealhar seriedade e consistência em qualquer campanha é necessário que exista rectidão, o que não me pareceu existir aqui, de todo.

 Para concluir, eu acho que os portugueses, na sua maioria, estão a receber muito bem o Papa e isso agrada-me, sinceramente. Eu fico feliz, mesmo não me considerando uma pessoa de Fé, como já referi, ao ver milhares de pessoas a partilhar ou a simpatizar na alegria de uma causa. Só pela felicidade e boa disposição das pessoas que acreditam, eu já me sinto bem e já uma apoiante da causa. Por isso, respondendo ao título do post: Não, não vejo problema algum na vinda do Papa a Portugal – acho que eventos que apelem à humanidade das pessoas e que unam tanta gente como este são de louvar.

9 comentários:

David19 disse...

Apoiada, disseste tudo, acho que a tua opinião é de muita pouca gente agnóstica (como eu) mas é de louvar pois importas-te com a felicidade dos outros mesmo o assunto trazer um bocado de indiferença para ti, sim senhora é de louvar =D

Margarida L. P. disse...

hum concordo em parte... é verdade que as pessoas tem muita mais tendencia a implicar com a relegião católica do que com qualquer outra religiao...vá-se lá saber porque...
mas anyway, acho que...foi um exagero total em relação a vinda de alguem, que na minha opiniao nem se quer fez algo assim pelo mundo muito de louvar (ao contrario de ti catarina, segundo o david ;D)... nao andei a pesquisar muito, mas creio que, ok é um representante da igreja católica, mas e daí? para alem disso, nao passa dum mortal igual ou pior que eu. nao sei da vida privada dele, mas nao acho que tenha feito qualquer tipo de feito tão bondoso ou fora do comum ao ponto de receber tal recepção!... Dando um exemplo, se Gandhi estivesse vivo, e viesse cá a Portugal, aí sim daria razao a tal recepçao!! nao sei se me faço entender...mas só o facto de saber que as doaçoes dos fieis vão para cobrir o microfone do papa de ouro...só me faz querer correr com esta gente toda fora do país!!!

Catarina Lopes disse...

claro que há pequenos exageros, como esse do microfone of course mas, nem sequer é isso que interessa.
Aposto que quanto ao Gandhi sim, fariam uma grande recepção, mas para ser mazinha - então e os escândalos sexuais em torno do activista indiano? é que de facto existe este desejo enorme de dizer mal da igreja católica e ainda não percebi bem porque, enfim.
O Papa parece-me uma boa pessoa, não sei, não o conheço, mas o que interessa para os fieis deve ser o que ele representa. Como Homem claro que terá falhas, e não deve ser nada fácil assumir o cargo que ele tem e com a idade que ele tem.
Acho apenas que é fácil dizer mal, mas a verdade é que se nos deixarmos de coisas acabamos por conseguir ver o que importa.

Luísa disse...

O Papa claro que é mortal e que erra como nós, mas a questão é o que ele defende, o que representa e a esperança que simboliza para os fiéis. Não interessa propriamente se ele peca somente 7 vezes ao dia ou nao. O facto de ser representante tem muita importancia, ao contrário do que se possa pensar, porque afinal é ele que actualmente assume o legado de Cristo, que é a Igreja. Daí o Papa ser sempre uma figura tão emblemática e importante, afinal é ele o líder da Fé católica.
Acho que esta recepção é justificada pelo apoio que os fieis querem dar a um Papa que tem sido constantemente "achincalhado" na opiniao publica, que é acusado de tudo sem que haja muitos argumentos que justifiquem essas mesmas acusações. Há que mostrar, enquanto Igreja unida, o apoio que o Papa tem, acho eu. É razoavel!
Pessoalmente, independentemente de ser catolica ou nao, gostei muito de ver a reacçao das pessoas a esta visita, o movimento que desencadeou e os esforços que levaram a que se alcançasse as metas, para que tudo corresse bem aquando da chegada do Papa. E so isso ja me deixou satisfeita
:)

Country Girl disse...

Gostei de ouvir o Papa a falar em português :) e dos seus discursos, que mostram uma pessoa muito humana, amistosa e inteligente. É injusto fazer comparações com João Paulo II, são pessoas diferentes. Imagino o esforço que deve fazer para estar com a multidão, o que deve ser muito difícil para uma pessoa idosa e mais reservada (e eu percebo-o!). Em suma, estou a gostar desta visita e ainda bem que, pelo menos até agora, não aconteceu nada de mal.

Catarina Lopes disse...

concordo. acho que esta visita está a ser boa nem que seja para desmistificar aquela conotação do Papa ser frio e distante. De facto, ele está a demonstrar ser bastante amistoso - sinceramente não esperava - surpreendida positivamente :)

David19 disse...

Acho que já há um grupo no facebook que diz "Eu não gostava do Papa, mas depois de vir a Portugal mudei de opinião" eu sinceramente concordo também com a catarina na parte de ele (sendo um senhor de idade, e ter um passado não muito agradavel, mas também não teve escolha) ele ser uma pessoa amistosa e de facto extremamente inteligente, só o facto de ser poliglota faz de sua santidade uma pessoa muito culta. Eu sinto-me arrependido de não ter ido ao terreiro do paço pois ver apartir da televisão sucks lol
=D

Catarina Lopes disse...

bem, a bagagem cultural do Papa eu nunca pus em causa, e não é por ele ser poliglota, é mesmo porque em termos de cultura Bento XVI sempre demonstrou ser um homem extremamente culto.

Anónimo disse...

quando o papa ia a passar no carrinho eu vi-o lá ao fundo, a acenar para a direita. e eu estava á direita, fiquei todo feliz. mas quando o carro estava a um metro do sítio onde eu estava ele virou-se para a esquerda para dizer adeus, por isso só vi a nuca do papa :(
mas vá, foi uma celebração bonita, gostei muito